Bancas de TCC 2024/1

quarta-feira, 8 de maio de 2024 15:30
Laboratório B8
Marcos Vinicius de Oliveira (acadêmico) Dr. Emerson André Fedechen (orientador)

Resumo: A proposta consiste na implementação de um sistema online de reserva de vagas em albergues, visando facilitar o acesso e melhorar a gestão das vagas disponíveis. Por meio dessa plataforma web, os usuários poderão verificar a disponibilidade, agendar vagas e receber confirmações automáticas, contribuindo para uma experiência mais eficiente e humanizada no processo de acolhimento.

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Proposta
quarta-feira, 8 de maio de 2024 14:30
Laboratório B8

Resumo: Com o objetivo de capacitar profissionais da área ambiental, surgiu a plataforma de cursos da empresa Maxiambiental Treinamentos. Durante os anos em que esteve ativo, o site atraiu vários usuários, mostrando a sua relevância como plataforma para oferta de cursos. Logo, com o desenvolvimento de uma nova versão do sistema, com foco nas áreas dos usuários e a área pública, funcionalidades como gerenciamento de inscrições, certificados, pagamentos, lista de espera, dentre outras, poderão ser melhoradas.

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Proposta
quarta-feira, 8 de maio de 2024 13:30
Laboratório B8
Gabriel De Camargo Ramos Eurich (acadêmico) Dr. Emerson André Fedechen (orientador)

Resumo: A seguinte proposta trata do desenvolvimento de um aplicativo web para treinos personalizados, surge como uma resposta às necessidades dos personal trainers e seus clientes. Diante dos desafios enfrentados, como a gestão manual de informações e o acompanhamento do progresso dos alunos, a integração da tecnologia propõe uma possível solução dinâmica para esta questão. Esta aplicação visa simplificar o trabalho dos personal trainers no momento de personalizar os treinos para seus alunos ao mesmo tempo que visa quantificar seus progressos tanto com relação aos treinos quanto com avaliações físicas.

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Proposta
terça-feira, 7 de maio de 2024 20:30
Laboratório F3
Valmor Antonio Alves Moreira (acadêmico) Dr. Hermano Pereira (orientador)

Resumo: Investigar a utilização do DNSSec para garantir a segurança do DNS representa uma contribuição significativa para a área de segurança da informação e proteção de redes. Espera-se que os resultados deste estudo forneçam insights valiosos para a implementação eficaz do DNSSec e promovam a conscientização sobre a importância da segurança do DNS na era digital.

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Proposta
quarta-feira, 26 de junho de 2024 16:30
Laboratório B8

Resumo: Desenvolvimento de uma nova versão da plataforma web para oferta e gerenciamento de cursos, na modalidade presencial, para a empresa Maxiambiental Treinamentos.

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Projeto
quarta-feira, 26 de junho de 2024 15:30
Laboratório B8
Marcos Vinicius de Oliveira (acadêmico) Dr. Emerson André Fedechen (orientador)

Resumo: Este projeto visa desenvolver um sistema online de agendamento de vagas para um albergue, utilizando as tecnologias TypeScript, Angular, PHP e Laravel. O objetivo é otimizar o processo de acolhimento, facilitando o acesso às informações sobre vagas disponíveis e agilizando o processo de reserva. O sistema também permitirá um melhor gerenciamento da ocupação dos leitos, contribuindo para a eficiência do albergue e a qualidade do atendimento prestado aos usuários. Além disso, o sistema coletará dados para futuras análises administrativas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

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Projeto
quarta-feira, 26 de junho de 2024 13:30
Laboratório B8
Gabriel De Camargo Ramos Eurich (acadêmico) Dr. Emerson André Fedechen (orientador)

Resumo: O seguinte trata do desenvolvimento de um aplicativo web para treinos personalizados, surge como uma resposta às necessidades dos personal trainers e seus clientes. Diante dos desafios enfrentados, como a gestão manual de informações e o acompanhamento do progresso dos alunos, a integração da tecnologia propõe uma possível solução dinâmica para esta questão. Esta aplicação visa simplificar o trabalho dos personal trainers no momento de personalizar os treinos para seus alunos ao mesmo tempo que visa quantificar seus progressos tanto com relação aos treinos quanto com avaliações físicas.

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Projeto
terça-feira, 25 de junho de 2024 20:30
Laboratório B8
Valmor Antonio Alves Moreira (acadêmico) Dr. Hermano Pereira (orientador)

Resumo: O estudo tem como objetivo analisar e implementar o DNSSEC como solução para a segurança do DNS, explorando seus conceitos, mecanismos de funcionamento e benefícios. O DNSSEC, uma extensão de segurança para o DNS, fornece autenticação e integridade para as consultas DNS por meio de assinaturas digitais, protegendo contra ameaças como spoofing. A pesquisa visa promover a conscientização sobre a importância do DNSSEC na proteção da infraestrutura da Internet contra ataques cibernéticos, contribuindo para uma Internet mais segura e confiável.

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Projeto
sexta-feira, 5 de julho de 2024 16:00
Lab B6

Resumo: Atualmente, os processos de divulgação de vagas de estágios em empresas instaladas em cidades de pequeno e médio porte, que visam a ocupação por estudantes locais destas cidades, se apresentam ineficientes e, portanto, com oportunidades para serem melhorados. Geralmente, a divulgação não ocorre em uma plataforma centralizada e com recursos desenvolvidos para este fim. Basicamente, as vagas são anunciadas nos sites institucionais das empresas, por e-mail, em grupos locais de aplicativos de mensagens ou redes sociais e principalmente, pelo método tradicional boca a boca. Geralmente, grandes plataformas nacionais ou globais de divulgação de vagas não são utilizadas, ao menos quando a vaga é suficientemente atrativa, mas para estágio, o interesse é majoritariamente para candidatos locais. Enfim, é importante o desenvolvimento de uma ferramenta que centralize os anúncios de vagas para uma dada região e que auxilie na propagação destes para um maior número de interessados locais e principalmente com perfil para ocupá-las. Neste sentido, este trabalho tem como foco o projeto e desenvolvimento de um sistema web para tornar o processo de divulgação de vagas de estágio mais efetivo em cidades de pequeno e médio porte, fornecendo mecanismos essenciais para que a empresa divulgue suas vagas e o estudante possa encontrar e se inscrever nelas.

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sexta-feira, 5 de julho de 2024 14:30
Lab B6

Resumo: Este trabalho teve como objetivo dar continuidade ao projeto Servicebook, visando oferecer cenários de busca ativa e passiva por serviços oferecidos por profissionais ou empresas. Inicialmente, o projeto contemplava apenas o cenário de busca passiva de serviços por profissionais autônomos, onde, a partir de um anúncio realizado por um cliente, os profissionais interessados realizavam a candidatura. A proposta abordada neste trabalho foi o desenvolvimento do cenário ativo de buscas de profissionais e também de empresas prestadoras de serviços. Nesse cenário, o cliente realiza a busca e inicia o contato com o prestador do serviço para verificar o interesse na execução, podendo analisar a tabela de preços, quando disponível. Além disso, após a realização de um serviço, o cliente pode publicar uma avaliação ao profissional ou empresa. Com essas melhorias, conseguiu-se oferecer aos usuários uma experiência mais completa e satisfatória, proporcionando uma ferramenta mais eficaz para auxiliar na contratação e avaliação de serviços.

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Monografia
sexta-feira, 5 de julho de 2024 13:00
Lab B6
Everton Paulouski (acadêmico) Dr. Roni Fabio Banaszewski (orientador)

Resumo: O século XXI tem sido marcado por uma crescente necessidade das empresas em aprimorar a gestão de seus processos organizacionais. A busca por eficiência operacional e produtividade tem levado à adoção de soluções de tecnologia da informação como parte integrante das operações cotidianas. Nesse contexto, o controle de processos e a obtenção de informações precisas se tornaram cruciais, visando a redução de perdas e a maximização de resultados. Uma abordagem eficaz para essa otimização é o uso de checklists, que verificam a conformidade com procedimentos padrão, identificando discrepâncias e permitindo correções. Anteriormente, essa atividade era manual, consumindo tempo e recursos. Com o advento de ferramentas de checklist automatizadas, impulsionadas pela tecnologia da informação, houve uma evolução significativa na organização de tarefas diárias e na auditoria de processos. Este projeto visa desenvolver uma solução de software chamada "Routine Checklist", que irá aprimorar a gestão de processos por meio de um sistema de checklist que guiará as rotinas, auditará ações e proporcionará uma interface amigável. Espera-se que essa ferramenta reduza consideravelmente o tempo gasto em verificações e auditorias, aumentando a eficácia operacional. Este projeto representa uma contribuição valiosa para a otimização de processos em diversos setores e contextos no ambiente de supermercados.

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quinta-feira, 4 de julho de 2024 15:00
Lab B6
Samuel Leivans Dos Santos Boeira (acadêmico) Dr. Andres Jessé Porfirio (orientador)

Resumo: O trabalho apresenta a implementação e atualização do frontend do sistema Open Social Care, com o objetivo de aprimorar a interface e a experiência do usuário, facilitando o gerenciamento de atendimentos e o acompanhamento de casos por assistentes sociais. Após a validação da ideia em um protótipo, este projeto se concentra em otimizar a interface, tornando-a mais intuitiva e fácil de usar. O sistema oferece formulários personalizáveis, adaptáveis às necessidades de cada instituição social, expandindo as funcionalidades e a flexibilidade no atendimento. A atualização da estrutura da aplicação visa otimizar o desempenho e a usabilidade, proporcionando uma experiência mais fluida aos usuários. A modernização do frontend com tecnologias como Next.js e Tailwind CSS, juntamente com a implementação de testes de interface, resultou em um sistema mais robusto, eficiente e de fácil manutenção.

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quinta-feira, 4 de julho de 2024 13:30
Lab B6
Alexandre Takeshi Ogassahara Gonzaga (acadêmico) Dra. Sediane Carmem Lunardi Hernandes (orientador)

Resumo: O cenário de museus virtuais brasileiros ainda é bastante tímido, especialmente na área de informática. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Guarapuava (UTFPR-GP) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) possuem projetos de extensão ligados ao lixo eletrônico com muitas peças de informática que podem ser catalogadas para a criação de um museu virtual. Assim, a proposta desse trabalho é enriquecer o cenário nacional de museus virtuais com um site de um museu virtual de informática, o E-museu. Desta forma, informações técnicas, detalhes e curiosidades tornam-se acessíveis com facilidade para todas as pessoas que quiserem conhecer um pouco mais sobre a história de computadores, peças e itens de informática. O E-museu, apresenta uma interface simples, amigável e intuitiva com explicações e curiosidades relevantes para instigar e alimentar a curiosidade daqueles que visitarem o E-museu. Para isso, foi utilizado uma metodologia própria de desenvolvimento que é apresentada neste trabalho. Com o desenvolvimento deste museu virtual de informática, o interesse histórico, cultural e tecnológico da sociedade é preservado.

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quarta-feira, 3 de julho de 2024 18:00
Lab B6
Bruno Jose Dos Santos Wogt (acadêmico) Dr. Andres Jessé Porfirio (orientador)

Resumo: Com o lançamento periódico de novos modelos de celulares, os usuários acabam realizando a troca de seus dispositivos com maior frequência se comparado ao passado. Desse modo, a oferta desses aparelhos no mercado de seminovos cresce devido à quantidade de novos anúncios criados diariamente em plataformas de vendas e redes sociais. O furto e roubo desses aparelhos acompanham o crescimento do setor, chegando ao ponto de os usuários que buscam por aparelhos de segunda mão terem dificuldade em definir a legitimidade do dispositivo. Para sanar possíveis problemas ao comprar um celular sem a devida verificação, o presente projeto visa o desenvolvimento de um sistema que ofereça aos seus usuários recursos de rastreabilidade de dispositivos para identificação das etapas que esse aparelho percorreu até ser ofertado no mercado de usados. Com isso, demonstrar que o aparelho foi obtido originalmente em uma transação que gerou uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e está vinculado ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do primeiro dono. Posteriormente à compra, o registro é transferido para o novo proprietário, criando-se, assim, um novo elo na rastreabilidade desse aparelho.

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quarta-feira, 3 de julho de 2024 16:30
Lab B6
Camila Emanuele De Souza (acadêmico) Dr. Andres Jessé Porfirio (orientador)

Resumo: O Open Social Care é um sistema para cadastro de atendimentos sociais idealizado para ajudar assistentes sociais a terem uma melhor gestão do seu trabalho e ser um sistema de livre usabilidade e gratuito. O seu protótipo inicial foi desenvolvido usando uma infraestrutura em nuvem, inicialmente interessante para ser usado pelas assistentes sociais, porém limitada com relação ao uso real, além de ter sido idealizado para ser utilizado somente em instituições da execução penal. Então, este projeto propõe a substituição desta infraestrutura,visando melhorar a eficiência e escalabilidade do sistema, como também propor uma forma de generalização para que a aplicação possa atender outras instituições além da Execução Penal. A nova infraestrutura é desenvolvida a partir de uma Application Programming Interface (API) para ser robusta e flexível, permitindo que diferentes partes interessadas, seja instituições de Execuções Penais, organizações sem fins lucrativos ou outros prestadores de serviços sociais, acessem e gerenciem os registros de atendimento de forma mais eficaz. Visando atender cenários mais abrangentes a API é pensada para facilitar a realização de manutenções e personalizações. Assim, o desenvolvimento da API representa um passo significativo para a melhoria do sistema Open Social Care, visando atender diferentes instituições de forma mais eficiente e versátil, contribuído para a realização de atendimentos sociais.

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terça-feira, 2 de julho de 2024 15:00
Lab B7

Resumo: A Ferramenta de Autoria para Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem (FARMA) foi concebida com o propósito de oferecer funcionalidades para a criação de Objetos de Aprendizagem no ensino da matemática. Entre 2015 e 2018 foram propostas diversas melhorias para a ferramenta, tais como obter uma melhor experiência do usuário com o desenvolvimento de novas interfaces, a remodelagem do banco de dados para incluir um sistema de controle de versão para objetos de aprendizagem, dentre outras. Essas melhorias foram agrupadas em um projeto de implementação de uma nova versão da ferramenta. Dentre essas melhorias está a funcionalidade de criação de objetos de aprendizagem. Esta funcionalidade esta dividia em duas principais atividades: 1) Implementação do front-end e back-end para a criação dos objetos de aprendizagem; 2) Implementação do front-end e back-end para a visualização e interação dos objetos de aprendizagem; Com base nisso, o desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo a implementação de recursos back-end que forneça os dados e receba as requisições necessárias para a visualização e interação de objetos de aprendizagem. Para isso, foi utilizado o framework Ruby On Rails para imple- mentação da API, a especificação OpenAPI para a documentação da API, o GitLab Flow para controle do fluxo de trabalho objetivando a Integração/Entrega Contínua. Este trabalho teve como implementação parte da funcionalidade de visualização e interação dos objetos de aprendizagem na nova versão da FARMA. Esta funcionalidade inclui uma pré-visualização de um objeto de aprendizagem, por parte do seu criador, a interação por parte de um estudante e a interação por parte de um usuário visitante. O desenvolvimento desses recursos dá sequencia ao desenvolvimento da nova versão da FARMA, permitindo a implementação do front-end em uma próxima contribuição.

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quarta-feira, 8 de maio de 2024 16:00
Lab B7
Marcelo Marcos Vichar Junior (acadêmico) Dr. Paulo Henrique Soares (orientador)

Resumo: Este projeto concentra-se na implementação de uma nova versão do sistema Letstur (2014), uma plataforma utilizada por agências de passeios turísticos no Brasil. Devido ao avanço das tecnologias e conceitos ao decorrer dos anos, atualmente o Letstur poderia ser muito beneficiado com melhorias referentes à tecnologias utilizadas e eficiência operacional. O foco principal deste projeto, é desenvolver uma solução que se baseie na modernização tecnológica, automação de processos operacionais e melhoria da experiência do usuário. Isso incluirá a atualização da infraestrutura tecnológica, a simplificação de fluxos de trabalho e a criação de uma interface mais fluida e responsiva. O projeto abrangerá desde a análise inicial do sistema Letstur até a implementação prática das melhorias propostas. Será medido o impacto das mudanças implementadas, monitorando a eficiência operacional, e a melhora na interface da nova versão do Letstur.

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Monografia